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jun 29

Comando de Válvulas – Manual

Comando de Válvulas SPA Turbo 276-P

Como chegou recentemente a nova remessa de comandos SPA Turbo, aproveitamos para tocar em alguns assuntos interessantes e disponibilizar antecipadamente o manual do SPA 276-P – com nova liga. Veja.

 

Comando SPA Turbo 276-P – Dicas de Motagem

Os comandos de válvula SPA Turbo são projetados para proporcionar aumento de potência com maior graduação e levante que os comandos originais. Testado em campo, mostrou-se muito eficiente, mas é importante observar que a substituição de qualquer componente com o objetivo de aumento de potência requer sempre algumas alterações.

Serão necessárias modificações no cabeçote devido ao maior levante e graduação, pois a ponta do came atinge a borda do alojamento do tucho, ocasionando desgaste em ambos. Este descuido traz danos permanentes ao comando, e em situações extremas a destruição do motor.

Interferência do comando com o cabeçote

Cabeçote retrabalhado

CABEÇOTE

Por esse motivo, a borda do alojamento do tucho deve passar por um retrabalho a fim de evitar que a aponta do came atinja o alojamento do tucho. A imagem demonstra o retrabalho (parte superior direita).

Para atender a graduação e levante do projeto especificado em alguns modelos de comandos SPA o círculo base é redimensionado.

Por esse motivo sugerimos algumas alternativas para a correta instalação:

a-    Substituir as válvulas por outras com maior dimensão (altura da haste);
b-    Utilizar calço na cabeça das válvulas (as pastilhas originais não tem espessura suficiente para proporcionar regulagem de folga adequada );

calco_para_cabeca_de_válvula

Calço para cabeça de válvula

MOLAS

Os comandos SPA Turbo caracterizam-se por agressivos levantes e duração, portanto todo o conjunto de “valvetrain” precisa estar preparado para recebê-los. Antes de realizar a instalação, é necessário verificar a situação das molas na condição mais crítica, o maior levante. Para isso e necessário saber qual a altura da mola instalada (altura da mola no cabeçote travada na válvula), e reduzir desta altura o levante máximo do comando, informado na ficha de identificação. Após comprimir a mola com estas medidas consegue-se avaliar a folga entre os elos que deve ser de no mínimo 1,25mm.

Figura 3 – Folga mínima entre os elos

Figura 4 – Folga mínima entre trava/ retentor

Para que estas medidas sejam obedecidas, uma opção é usinar/rebaixar o assento da mola no cabeçote aumentando o curso de trabalho da mola . Atenção: após este retrabalho reavalie as cargas de instalação e de abertura máxima, se necessário substitua a mola.

Dinamômetro de mola

Ferramenta para usinagem do acento

Aumento do curso de trabalho de mola

Caso esta avaliação não seja feita da forma correta, as molas serão prensadas entre os pratos e causarão forças excessivas sobre o comando, danificando-o. A foto ao lado identifica uma situação onde ocorreu o choque:

Vincos (desgaste) apareceram na mola, decorrentes do choque com os pratos inferior e superior.

TUCHOS

Fique atento para a rugosidade superficial dos tuchos utilizados. Uma peça áspera danifica facilmente o comando de válvulas, mesmo com a lubrificação correta. Quanto mais áspera uma peça, mais rugosa e mais opaca é sua superfície, como podemos ver abaixo na comparação:

peso=59,05g / peso=50,10g

A direita temos um tucho hidráulico original que consegue refletir perfeitamente a caneta em razão de sua baixa rugosidade, à esquerda temos um tucho disponível no mercado de performance com alta rugosidade e extremamente danoso ao comando.

Após montagem do sistema de molas, tuchos e comando, gire o comando para verificar se ele trabalha livre e abre corretamente as válvulas. Ao verificar as folgas, gire os tuchos em seus respectivos guias para confirmar se não houve travamento ou ovalização.

A SPA Turbo não recomenda a transformação de tuchos hidráulicos em mecânicos pelo processo de usinagem como descrito abaixo:

Observe que a estrutura (parede) retirada pela usinagem além de compor o dispositivo de acionamento hidráulico, tem função estrutural, garantindo a integridade geométrica da peça durante o seu funcionamento.

Essa alteração enfraquece o componente, que submetido às forças de trabalho tende a ficar oval impedindo seu correto funcionamento (não gira). Em tuchos mecânicos, nunca utilize calço sob as pastilhas de regulagem, nem utilize pastilhas com espessura superior a 3,65 mm. Isso provocará o deslocamento da pastilha para fora do alojamento do tucho, provocando quebra do motor e/ou desgaste prematuro do comando.

Montagem incorreta

Rampa do comando entra em contato com borda da pastilha, provocando desgaste por atrito.

Calço sob a pastilha e/ou pastilha com dimensão maior: desencaixe do alojamento.

Verificação de tucho e prato: verifique se o tucho em trabalho (curso Maximo) não atinge o assento da mola, do prato ou o retentor que é montado sobre a guia de válvula. Dica: com o sistema montado, acione o tucho e verifique (utilizando um paquímetro), se a altura é maior que o levante do comando, caso seja, a montagem está correta. Caso ocorra o bloqueio antes do valor máximo do levante, não monte o comando, desmonte o sistema e verifique qual peça está bloqueando o acionamento e corrija o problema.

Além da parte dimensional, também se deve atentar para as cargas de trabalho da mola.

Verifique no site da SPA Turbo os valores recomendados.

 

Equipe de Engenharia da SPA Turbo

124 comentários

151 menções

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  1. Antonio

    Gostaria de saber se tem possibilidade de instalar um comando pra deixar uma parati 2008 1.8 original, com uns cavalos a mais mantendo a mesma aspirada e quais seriam as modificações? Obrigado

  2. Paulo Bruni

    Bom dia Antônio,
    sou um dos engenheiros responsáveis aqui da SPA Turbo e fui direcionado para responder sua pergunta. Existe sim a possibilidade de aumentar a cavalaria com a troca de comando, porém a troca para um comando com maior levante e duração faz com que o motor aspire mais, se foi isso que você quis dizer. A troca de qualquer peça no carro exige muita atenção, principalmente do motor. O comando de válvulas tem um relacionamento direto com o comportamento do seu carro e dependendo de qual você for colocar exigirá sim algumas modificações. É recomendável verificar sua mistura ar/combustível com o auxílio de um leitor de sonda e regular a pressão de combustível ou tempo de injeção como necessário. Da parte mecânica, como diz a matéria, você deve ficar atento a cargas de mola, possíveis choques entre tuchos, travas, guia, etc.
    Gostaria de lembrar que a SPA Turbo é uma empresa desenvolvedora de produtos e podemos dar algumas dicas de preparação, mas para a correta instalação de produtos de performance procure uma oficina especializada neste tipo de trabalho.
    Espero ter ajudado. Obrigado.

  3. daniel negreiros

    boa tarde .quero tirar uma duvida .tenho comando 296 t spa cabeçote com valvula de monza dutos retrabalhadomotor 1.9 turbina .50 com reflux carburado quero saber se o comando e valvula ta muito para um carro de rua.eu acho que as valvulas estao na seguinte medidas AD 42 mm ES 35mm .quero um carro de rua bom da uma opniao ai para mim . obrigado

  4. Paulo Bruni

    Boa Tarde Daniel,
    Vou dar uma opinião bem por cima, já que somente com o A/R do compressor não tem como saber exatamente que turbina você está usando e se fica grande ou pequena para seu motor. Parece uma configuração bem forte, e não muito confortável para se usar no dia a dia (não sei se é sua intenção). O comando 296T por ter muita duração e levante, fica complicado de acertar a lenta ainda mais carburado, usando ele no transito do dia a dia talvez te desanime. Mas como disse no post anterior, temos muitos preparadores experientes no Brasil, e você colocando suas intenções de uso do carro na conversa ele pode te dar melhores opções. Na minha opinião, para um carro de dia a dia, eu usaria um comando menos agressivo.
    Continue visitando o Blog e as ofertas do site!
    Obrigado pela contribuição!

  5. Michel Silvestre da Silva

    Bom dia,
    EU possuo uma parati 18MI 99, gostaria de saber na troca do comando original dela se instalar um comando utilizado em Golf, Bora, Santana com o Came 42mm, sendo o original do carro é 44mm tem alguma melhora no fluxo de ar e melhorando a performance???

    obrigado,
    Michel

    1. Michel Silvestre da Silva

      Lembrando é para tucho hidráulico…… Michel

  6. Paulo Bruni

    Bom dia Michel,
    Os comandos de tucho hidráulico possuem uma variação de círculo base, portanto não tem como identificar qual deles tem maior levante somente com estas medidas que você passa. Caso eles tenham o mesmo círculo base, o seu comando levanta dois mm a mais, lembrando que não necessariamente um comando que levanta mais, permite mais fluxo, é importante analisar também a duração do levante. Como não tenho nenhuma informação geométrica detalhada destes comandos, não tenho como te responder com certeza.
    Espero ter esclarecido alguma dúvida apesar de não poder responder sua pergunta.
    Obrigado pela cooperação!

  7. José Junior

    Gostaria de saber onde posso encontrar esse calços para cabeça de válvulas e os copinhos de válvulas sem rugosidade? Existe algum problema em utilizar pastilha de regulagens por baixo dos tuchos? Agradeço desde já..

  8. Paulo Bruni

    Olá José,
    Como diz o texto, não recomendamos utilizar a pastilha grande (de tucho mecânico) por baixo de um tucho hidráulico usinado, justamente pelo fato da usinagem. Sobre a parte da rugosidade, estávamos falando do tucho, aquele tucho sem rugosidade da foto é um original hidráulico VW. Procure um preparador especializado, ele têm formas corretas de fazer este tipo de adaptação e os locais onde encontrar os produtos ideais para sua aplicação. Quanto a pastilhas de regulagem e tuchos ideais, a SPA terá novidades neste semestre, fique de olho no site e nas news!

    Obrigado.

  9. william s

    ola amigos da spa.
    gostaria que voceis me dessem uma luz no fim do tuneo.
    tenho um escort glx 1.8,gasolina,injecao de um bico so,apenas sei que e tucho hidraulico,coloquei apenas um filtro de ar de fluxo duplo de 170mm..melhorou o folego ,mais nao muito
    sei que meu carro nao tem estrutura para turbo e tabem nao tenho condicoes para colocar um kit de mais de 4 mil reias,por isso queria saber de voces o que fazer para dar uma melhorada?
    nao radicalmente aponto de um kit turbo,apenas para nao ficar atras dos golzinhos quadrados na br
    si e que vcs me entende
    obrigado

  10. Paulo Bruni

    Bom dia Wiliam,

    Os kits turbo da SPA são os mais completos do Brasil e um kit para o seu carro não passa de 3 mil reais com a turbina (sem a mão de obra). Para tomar uma decisão do que fazer especificamente com o seu carro, sugerimos que procure um bom preparador: ele certamente saberá recomendar o que fazer, dentro do seu orçamento. Não recomendamos que modificações no motor sejam feitas sem o acompanhamento de um mecânico/preparador especializado. Com relação a “ficar atrás dos golzinhos quadrados”, considere que existem golzinhos quadrados que chegam a 900 cavalos, aí para “pegá-los na br” você precisará de um pouco mais de investimento, ok? ;-)

    Obrigado.

  11. eduardo

    ola amigos eu tenho uma parati 1.6 a alcool ela esta com um carburador 2e e gostaria de um comando que deixasse levemente embaralhado e com um ganho de potencia bacana qual eu poderia usar eu gosto do som do motor embaralhando desde ja agradesço ate mais

    1. Frederico F. Weissinger

      Olá Eduardo. Primeiramente, gostaria de explicar que o “embaralhar” de um motor geralmente é a marcha-lenta não acertada corretamente ou o próprio comando de válvulas que não permite que o motor mantenha estabilidade em uma rotação baixa (cerca de 850~1000 rpm). No caso do comando, são utilizados valores de graduação muito alto e o fluxo de ar para dentro do motor não tem velocidade necessária para encher o cilindro e alguns acabam por falhar. Segundo, eu gostaria de saber qual é sua real intenção sobre ganho de potência? Você manterá o motor da sua Parati naturalmente aspirado ou pretende colocar um turbo-compressor? Nós temos algumas opções como: caso você mantenha naturalmente aspirada, você pode optar por um comando 288A que possui 108º de lobe-center, o que favorece o enchimento do cilindro no caso aspirado. Caso você opte por um turbo-compressor, você pode utilizar o nosso 288T que permitirá um excelente enchimento de cilindro e que possui 110º de lobe-center. Ou pode até optar por algo mais agressivo, tal como nosso comando 296T que tem uma graduação bem maior que muitos no mercado e com 113º de lobe-center vai permitir um enchimento de cilindro muito mais favorável a motores turbo-alimentados e consequentemente um ganho de potência muito maior. Espero ter resolvido suas dúvidas e fique a vontade para nos consultar sempre que possível. Boa sorte!

  12. Rodolfo Alves

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual o comando de válvulas mais adequado para aumentar a potencia em fase aspirada em um Uno Turbo 1.4 original (que é bem destaxado) sem prejudicar o motor?

  13. odair roberto

    boa noite,gostaria de esclarecer uma duvida sobre motor fusca 1.6 dupla carburação solex 32 aumentar difusor de 24 p/25,5 e depois aumentar o difusor pra 127,5. seguinte meu glicle principal é 155 no caso tenho q diminuir o meu gicle principal.li essa dica na revista auto power escrito pelo frederico serdoura se puder me ajudar eu agradeço….parabens pelo site.

    1. Humberto

      Respondemos sua dúvida no Facebook. Confira.

  14. BETTO

    BOA TARDE … TENHO UN GOL AP 1.6, QUE INSTALEI UN COMANDO 288 11.5M ELE FICOU BEM MESMO NUN CABECOTE STANAR SEN TRABALHOS FEITOS ,,,,O PROBLEMA MEU QUE NA TENHO SAIDA DE CURVAS NEN E PRIMEIRA MARCHA MAS CUANDO ELE ENGATA SEGUNDA ELE VAI MUITO BEN , TENHO INSTALADO UM FT400 MAS DATA LOGER , SMART PRO , RODA FONICA ,, ATUALMENTE O CARRO CORR RALLY ,,, QUERIA SABER SI ESTE COMANDO NOVO ME ANTENDERIA BEM Y SI PRECISO FACER ALGUN AJUSTE PRA USAR NUM CABECOTE STANDAR , Y CUANTOS CV GANHRIA UMA VEIS INSTALADO ,,,GRACIAS,, AGUARD RETORNO bettosaavedra1@hotmail.com

  15. Paulo Bruni

    Bom dia Betto,
    Pela descrição o seu problema é falta de torque em baixa rotação. O 288 é um comando com grande duração e levante médio, precisa de bastante motor para usar este comando. Pelo que eu entendi seu carro é aspirado, certo? Vou te colocar alguns possíveis problemas mas não tenho como informar ao certo o que está ocorrendo com seu carro, um deles seria que o seu motor tem pouca litragem para a quantidade de ar que o 288 fornece, fazendo com que ele fique fraco em baixas rotações, outro ponto seria o acerto do carro com a FT nas arrancadas e retomadas. Dos comandos da 3ª Geração, se o seu carro for aspirado, infelizmente não temos nenhuma opção ainda, mas aguarde novos lançamentos.
    Espero ter ajudado!

  16. Rodolfo Alves

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual o comando de válvulas mais adequado para aumentar a potencia em fase aspirada em um Uno Turbo 1.4 original, que é bem destaxado por sinal?

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Rodolfo,

      A SPA Turbo, por enquanto, só trabalha e desenvolve comandos para motor VW AP. Não conhecemos nenhuma opção confiável no Brasil de comando para o Uno 1.4 turbo fora das dimensões originais.

      Obrigado por visitar o Blog!

  17. Djalma Solis

    opa, blz? tenho a seguinte mecanica: ap bloco baixo 2.0 forjado turbina .70.70 pulsativa biaggio(comprada com o fred) rotor 56mm, eixo 58mm), uso injepro, com 8 bicos, tbi maior(agora não me lembro o tamanho)distribuidor, velas egv, escape de 3 polegadas e coletor spa pulsativo no farol sem intercooler com cambio sapinho de 1 a 3. to usando 1,9kg de pressão, meu cabeçote é original hidráulico somente com os dutos polidos(não tenho intenção em trocar pq é zero) com comando 048 do golf gti quadrado, vi o novo comando hidraulico que vcs estão vendendo e fiquei interessado, só achei estranho o levante de escape ser menor do que admissão, mas enfim, que ganho esse comando traria no meu caso, to girando 6.500rpm pra não descarregar tucho, o carro é de rua, não uso na pista, ABRAÇO

  18. Paulo Bruni

    Bom dia Djalma,

    Primeiramente parabéns pelo projeto. Como você não tem intenção de mexer mais no cabeçote, realmente não seria vantajoso colocar um comando com graduação muito grande, realmente o nosso novo comando para tucho hidráulico seria uma ótima opção para você. Quanto ao tucho descarregar em altas rotações, verifique a parte de lubrificação do seu motor inteiro, caso seu motor for mais novo, existe uma válvula de retenção na bomba de óleo que os preparadores costumam tirar para melhorar a vazão, pode ser essa a causa. Não tenho informação sobre este comando 048, mas pelo que sei todos os originais VW tem separação de lobe em 110°, só com isso o nosso já leva vantagem pois uma separação de 114° ajuda muito em turbo pois o overlap é menor e não deixa escapar a pressão que acaba de entrar no cilindro. Sobre o seu questionamento do levante de escape, cada fabricante tem a sua explicação, mas testes revelam que para uma melhor geometria de came (rampa de subida e descida), como a graduação do escape é menor o levante também deve ser menor. Resumidamente falando, este comando tem várias características que ajudam no funcionamento de um motor turbo. Opinião minha, seu cabeçote não está acompanhando o resto do motor, um cabeçote trabalhado possibilitaria a utilização de um comando maior também, mas acredite que usando este comando seu ganho será muito maior do que o que você já tem.
    Espero ter ajudado e continue visitando o Blog!

    Obrigado.

    1. Djalma Solis

      Agradeço a atenção Paulo e vi lá no hotcampinas, onde eu mesmo também fiz o post do comando a sua resposta, agora sei que mereçia um cabeçote melhor com um comando melhor(com dutos, sedes, valvulas, etc.) mas por enquanto ele está suprindo as minhas necessidades, quem sabe num futuro eu compre um caso, aí começo do zero como fiz com o restante usando um 299º, minha outra duvida é o seguinte, vc sabe que falam mto mal do comando 296 de vcs(pelo q vi em mtos casos foi por não ter feito a instalação correta, mas ja deve ter visto em varios foruns, inclusive la no hotcampinas, pelas respostas no meu topico ninguem me aconselhou comprar, então caso eu compre qual a garantia tem e tem q ser feito algum trabalho no cabeçote? qto ao descarregar tucho é tudo novo e a pressão está ok, mas pelo levante do seu comando não corre o risco? também to postando la no forum, se puder entrar e ir respondendo pra sanar a duvida do pessoal seria interessante, abraço

      1. Paulo Bruni

        Sem problemas Djalma, procuramos estar sempre presentes em todos os meios para discussão e troca de conhecimento, afinal é com o retorno dos clientes que conseguimos avançar com novos projetos e melhorar os existentes. Bom, para que não haja confusão, agora estamos falando somente do 299° certo? Sim, ele precisa de retrabalho no cabeçote, assim como o 296 precisava e ele só tinha 12,8mm de levante, este tem 14,45mm. Assim como maior altura da haste de válvula, rebaixar sede da mola e um estudo bem aprofundado de cargas de mola na sede, no levante máximo, análise de choque entre prato e guia, esmagamento de mola e etc. Veja que para utilizar este comando a parte de baixo do motor precisa estar BEM preparada. Este comando é muito grande e eu não o recomendaria para rua. Em breve, estaremos lançando mais opções de graduação e levante intermediárias as atuais.

        Já entrando na questão dos 296, como eu disse, com graduação e levante mais altos um pequeno detalhe vira um grande estrago. Nos tópicos em que estavam reclamando procuramos estar presentes em todos com o Humberto, nosso gerente de Marketing. Recebemos alguns cabeçotes de clientes para análise da parte de cima e em sua grande maioria havia problemas de montagem gerando danos no comando. Gostaria de deixar claro que já fomos representantes de outros comandos e o número de retorno foi próximo, apenas teve muita repercussão de poucos fatos. Ainda sim fizemos um estudo forte nos materiais com o fornecedor para tentar impedir a perda do comando mesmo com o erro de instalação. É sempre bom lembrar que preparação de motores é uma coisa complexa e não pode ser feita em qualquer lugar. Trocar comando não é tirar um e colocar outro, que isso fique bem claro. Novamente fico a disposição de novas questões!

        Obrigado novamente!

        1. Djalma Solis

          eu me expressei errado, enquanto eu não faço com o 299 ou algum outro mecanico q precise de retrabalho, quero manter o hidraulico como disse anteriormente, ai esse perfil hidraulico eu queria saber se é só colocar, não tem nenhuma alteração a se fazer no cabeçote, e por causa do levante acima de 11mm não ocorerrá flutuação de valvulas girando 7.000rpm(com o sistema de lubrificação estando ok)

          1. Paulo Bruni

            Ah sim! Então vamos lá. Para a troca pelo comando SPA 279/268 o ideal é que você se certifique de que as cargas de todas as molas estão equilibradas (molas em bom estado), e mais importante que isto o tucho. O tucho é uma peça de extrema influência na durabilidade do comando, principalmente no hidráulico por estar sempre em contato com ele, então caso tenha alguma marca decorrente de seu funcionamento até agora, troque o jogo para que não influencie na durabilidade do novo comando. Esta dica serve para sempre que for trocar um comando, não necessariamente por um comando SPA. A recomendação é que sempre faça a medida das molas para garantir que tudo está correto, tanto na parte de cargas quanto dimensional. Neste mundo automotivo existe tanta diversidade, que você pode achar que tem um cabeçote original mas ele já foi aberto e colocaram alguma mola diferente, então para que este tipo de coisa não aconteça verifique! As cargas de mola recomendadas estão sendo publicadas no site na parte de Comando de Válvulas ainda esta semana. Mas resumindo-se a sua pergunta, se tudo isto estiver correto, não é necessário fazer nenhuma mudança. Mas repito, verifique.
            Espero ter ajudado!

  19. Djalma Solis

    e qto aos novos perfis de comando que estão vindo como vc mesmo citou no hotcampinas, tem previsão? vai ter mais algum para cabeçote hidraulico?

    1. Paulo Bruni

      Olá Djalma, quanto aos novos perfis, eles estão em fase de desenvolvimento ainda e provavelmente estarão a venda no começo do ano que vem. Após o desenvolvimento temos que aguardar a fabricação do molde de fundição, aprovar as amostras com análises e testes para depois liberar a produção.
      Em compensação os modelos novos serão vários, teremos 7 novos tuchos hidráulicos a princípio e os mecânicos ainda estão em estudo.
      Obrigado.

  20. Luciano

    Bom dia, adquiri junto a SPA o comando 350T e pretendo usa-lo numa carcaça originalmente de tuchos hidráulicos por ter um melhor fluxo, então, qual a melhor forma de adaptar os tuchos mecânicos nesse cabeçote p/ não danificar esse comando?

    obrigado!

    1. Paulo Bruni

      Olá Luciano,
      Isto irá depender do seu preparador, pois cada um tem os seus costumes e a sua maneira de fazer a preparação. No texto apenas mostramos alguns exemplos do que não se deve fazer, das peças que chegaram para nossa análise. O 296 é um comando de alta duração, provavelmente você irá atingir altas rotações, o risco de usar um tucho mecânico é da pastilha ser lançada do tucho pelo comando. Uma opção é transformar o tucho hidráulico em mecânico como alguns preparadores fazem, porém sem usinar todo o interior do tucho como mostrado na foto da matéria; fique atento também para as cargas e o curso de mola, pois cargas excessivas e mola esmagada também danificam o comando com pouco tempo de funcionamento. Lembrando que a SPA Turbo já parou de vender este comando a algum tempo.
      Continue visitando nosso blog! Obrigado.

  21. Diogo Santana

    Bom dia, adquiri um comando 276 da SPA para aspirado e uma polia regulavel, tenho uma saveiro quadrada, nela ja mudei o carburador para o 2E com canetas maiores e filtro esportivo e vou mudar o coletor de escape para 4×1 agora também. Gostaria de saber de saber em qual faixa de RPM que o comando vai começar a atuar de fato e se tem mais alguma peça para ser trocada de imediato ou que seja recomendada para a montagem. Obrigado

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Diogo,
      Só para constar, já faz alguns meses que não estamos mais comercializando esta graduação, cheque as novas no site (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,3103/category_id,501/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/).
      O comando de válvula é uma das principais peças a influenciar o real comportamento do motor. Primeiramente o 276 era comercializado para motores turbo (não é o seu caso) em razão do seu lobe center alto, e o ideal para aspirados é um lobe center baixo. Os comandos não atuam em uma faixa de rotação simplesmente, mas são responsáveis por toda a curva de torque e potência, principalmente num motor aspirado. Fica complicado de ajudar sem saber qual a litragem do seu motor, se já tem cabeçote preparado. Mas é sempre bom checar as cargas de mola, e na montagem do comando verificar se não existe choque entre nenhuma das peças movidas.
      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Obrigado!

  22. BETTO

    BOA NOITE ,,,,TENHO UN GOL AP 1.6 DE RALLY , TENHO NELE UN CABECOTE PREPARADO 40X35 CABEÇOTE AP PREPARADO 40X35
    VALVULAS DE AÇO 40X35,DUTOS USINADOS E POLIDOS,GUIAS DE VALVULAS TRABALHADAS,SEDES DE VALVULAS TRABALHADAS, TESTE HIDROSTATICO , TENHO TAMBEM FT400 , SONDA, RODA FONICA. SPARK PRO, BICOS DE TEMPRA IW174, ESCAPAMENTO 4X2X1 , Y BLOC TUDO FOJADO ,, QUERO UN COMANDO BOM PRA APROVEITAR TUDO ISTO.. NAO EMPORTA SE EMBARALHA EN BAIXA POIS USO SO PRA CORRIDA ,,
    CUAL ME RECOMENDARIA ??

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Betto,
      Dos comandos que temos hoje em comercialização, acredito que o mais ideal seria o 289° com 106° de lobe separation. Já que você tem um motor aspirado e cabeçote preparado para corrida, isso pede graduação e cruzamento de válvulas alto, porém talvez esse 289° entregue muito volume de ar para seu bloco 1.6, quem sabe se ele fosse 1.8 o comando conseguiria ajudar ainda mais. Além da graduação alta o 289° tem levante alto também, o que provavelmente fará você voltar ao seu preparador de cabeçote para ajustar a passagem do came pelo guia do tucho e as cargas e espaçamento de molas. Talvez ficaria ideal para você procurar uma graduação um pouco menor ou talvez com levante menor que faria um conjunto bem competitivo. Caso não tenha pressa, ano que vem estaremos lançando novas graduações de comando, até o meio do ano.
      Obrigado!

  23. Leandro

    Estou montando um motor 6cc-250S com pistões e bielas forjados. E comprei recentimente com vcs o kit turbo com escessão da turbina que vcs não tinham no momento. A turbina é uma .70 fria com uma 82 quente, fui indicado a por um comando 270°. Vcs concordam ou descordaão, teem algo similar ou melhor. Quantos cv poderei tirar com 1K?

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Leandro,

      É complicado te dar uma previsão de comportamento do motor somente com a graduação, pois existem muitas outras características que influenciam, ainda que a SPA Turbo não tem experiência com comandos para 6 cilindros e eu desconheço o que existe no mercado hoje para o 6cil-250S, porém com um motor bem regulado e comando ideal, com 1bar de pressão você tira facilmente de 300 a 400 cavalos com certeza.
      Obrigado e leia o mais recente post sobre comandos, você consegue tirar algumas dicas lá para a escolha do seu comando!

  24. silvio

    boa tarde gostaria de saber um comando mais favoravel para meu gol 1.6 turbina 42.48 escap 3′ pois coloquei um 288º mais acho q o comando e de aspirado e nao turbo pois o lobe e de 105º desde ja agradeço abraxx

    1. Paulo Bruni

      Olá Silvio, antes de tudo te recomendo a ler o nosso último post para melhor escolha de comando na primeira página do blog, acredito que irá te dar algum auxílio. Sim um 288 com lobe 105° é um aspirado bem agressivo, não é um bom comando para turbo caso seu “back pressure” seja maior que a pressão na admissão. Da nossa linha atual, o que eu posso te recomendar é o 279/268, na página de comando de válvulas no site http://www.spaturbo.com.br você tem todos os dados dele. Ainda temos o 299, mas acredito que ele é muito agressivo para o seu projeto.
      Espero ter ajudado, obrigado!

  25. Fernando Roque

    Olá amigos! Tenho uma gaiola ap 2.0 gasolina, tucho mecanico, montado com cabeçote valvula 40 e carburador 3E. Estou de olho em um comando para dar uma apimentada e dentre as opçoões dos comando da SPA gostaria de saber qual o mais indicado para ganhar vc`s e näo ficar com o motor todo embrulhado em baixa?????? desde já agradeço a todos! Obrigado

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Fernando,
      Primeiro parabéns pelo projeto! Atualmente só temos uma opção para motores aspirados, o comando 289 com 106° de separação de lobe com 13,25 de levante para tucho mecânico. Para falar a verdade ele é de mediano para agressivo, talvez você consiga tirar mais alguns cavalos com ele se tiver uma preparação nos dutos do cabeçote. Ele necessita de alguma atenção por ter levante alto como cuidado especial na escolha das molas para que não ocorra esmagamento e usinagem do guia de tucho para que o lobe não bata no cabeçote ao girar, ou seja, ele não é uma peça “plug´n´play” e merece cuidados. Caso você não tenha pressa, até a metade do ano que vem teremos mais que o dobro de opções de comando que temos hoje e com certeza você terá um que se encaixe melhor no seu projeto.
      Espero ter ajudado, obrigado por seguir o blog!

  26. rodrigo brigolla

    Ola amigo , recentemente comprei um comando 288a de um conhecido , gostaria saber se posso montar esse comando em um cabeçote hidraulico ou ele so serve para mecanico. Desde ja obrigado!

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Rodrigo,
      As diferenças geométricas entre estes dois cabeçotes estão na altura da sede da mola e no diâmetro do guia do tucho. Nada impede o comando de servir em ambos, apenas fique atento em qual tucho irá usar e nos itens que devem ser checados como listamos na matéria. Os comandos para tucho hidráulico têm o círculo base menor, o risco de usar um comando mecânico em um cabeçote hidráulico com tucho hidráulico original é de segurar a válvula sempre aberta, mesmo quando ela deveria estar fechada.
      Atenção, cuidado e a presença de alguém com experiência é essencial para estas modificações.
      Obrigado e continue participando!

  27. vilmar

    amigos boa noite, eu estou montando um chevette com motor ap 1.8 alcool coloquei um coletor 4×1 eo cabeçote rebaixei 1 mm e o comando e um 49g, qual o comando q posso colocar pra meu carro ficar mais nervoso? e uma base de quanto vou gastar para subsitituir o comando.

    1. spaturboblog

      Bom dia Vilmar!
      Sugerimos a opção do Comando SPA 289, sua aplicação é para carro aspirado e cabeçotes de tucho mecânico. Em nosso site http://www.spaturbo.com.br você encontra todos os dados da peça e seu valor.
      Obrigado.

  28. Gutierrez

    Olá! gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um AP 1.8 TURBO tuchos mecânicos.. Agora comprei um Comando 276º especifico pra turbo e uma polia regulável.. Será necessário muitas modificações(mexer no cabeçote) pra instalar ele no meu carro, ou serão mínimas(aquele Up no carburador)?

    1. spaturboblog

      Gutierrez, bom dia!
      O ideal é seguir as recomendações do fabricante ou levar em uma retífica para ser analisado quais modificações devem ser feitas.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Obrigado.

  29. alexandre reis

    olá…troquei o motor de meu jipe por um ap1800 aspirado injetado original com modulo avb e bico iwp044. agora depois de algumas voltas sinto muito a falta de torque em baixas rotaçoes…a caixa é de chevete 5 marchas . percebo que a 1° marcha é super forte, a 2° serve para arrancar se necessario, daí ocorre o problema da 3° marcha em diante…ele apanha conforme sobe a velocidade e o rpm diminui.. e mudar para a 4° marcha só depois de conseguir esgoelar a 3° marcha, isso que demora muito para ele subir a rotaçao. entao eu quero adquirir um comando que me renda mais torque em baixas rotaçoes, mas como ki o forum todo percebi que lobcenter baixo resulta em rpm e potencia maior ..já os de lobcenter acima de 110° é ideal para turbo e admite mais fluxo, portando,mais mistura nos cilindros e mais torque ..como meu motor é 1800 original, naum iria ficar gordo demais em baixa perdendo a marcha lenta? e se esse comando tivesse lobe center de 111° ou mais, mas o levante fosse de 11,15 como os 27,7 ou os26be,eu teria ainda o problema de perder a marcha lenta? o que eu quero é um motor aspirado original com torque em baixa,isso é possivel para os ap?

    1. Paulo Bruni

      Olá Alexandre,
      Pelo que vejo talvez o seu problema seja a caixa de câmbio e nem tanto o motor. Como a primeira e a segunda marchas são bem curtas, da terceira em diante o motor sofre mais para desenvolver. Por ser um jipe, talvez a primeira e a segunda curtas sejam o ideal para você caso faça trilhas ou algo do tipo, mas para desenvolver velocidade complica. Caso você saiba qual comando usa hoje ficaria mais fácil, mas em todo caso o comando mais forte que temos para cabeçotes originais é o 027.7, que como todos os originais VW AP tem 110 graus de separação. O que facilita para ganhar torque em baixa é o uso de tucho hidráulico… dependendo do ano do seu motor ele é mecânico. Para torque em rotações mais baixas o ideal é não usar graduação grande e sendo aspirado, separação de lobe deve ser abaixo de 110… Lembrando que cada característica não é a única responsável por certo comportamento e sim o conjunto de alterações irá gerar um resultado diferente a cada “receita”.
      Confira detalhadamente o que tem no motor antes de pensar em alguma modificação e consulte um preparador!
      Espero ter ajudado!

  30. Bernardo Braga

    Boa tarde, tenho uma saveiro 1.6 mi bola 1997 gasolina e gnv, ela parece estar sufocada com o comando que hoje anda, queria um comando com torque em baixa ou um comando elástico. Ela tem tucho hidráulico e tudo original aspirado, taxa, valvulas etc originais. Quero apenas melhorar o torque em baixa ou elastificar o motor melhorando o consumo. Gosto de andar como caminhoneiro ou opaleiro so em baixa…. Abraço a todos!

    1. Paulo Bruni

      Olá Bernardo,

      O ideal para carros de rua terem torque em baixa é a utilização de tucho hidráulico. Não é simplesmente trocando o comando que seu carro irá mudar da água para o vinho, pois a troca de comando implica em outras modificações para gerar os resultados esperados. Caso queira economia, continue andando no gás mesmo e caso queira performance utilize o combustível líquido (no seu caso a gasolina). Como seu motor é inteiro original e você quer apenas um empurrão a mais, tente um redimensionamento do coletor de escape. Caso queira mesmo trocar o comando podemos recomendar o 027.7 que seria o mais esportivo dos modelos originais para carros aspirados.
      Espero ter ajudado e a equipe SPA Turbo agradece o seu comentário!

  31. Ronaldo

    Boa Tarde!
    Tenho algumas duvidas simples com relação ao comando para carro turbo e tucho hidráulico 279° A/ 268° da SPA.

    Primeiro explicarei onde vai seria usado o comano 279° A/ 268°.

    Tenho um motor Ap Turbo hoje com 430cv medidos em dino, eu ainda uso um cabeçote Hidráulico Flex com válvula d amissão 2.0 com tuchos travados,usando regulagem d pinos no tucho.
    Porem sem fluxo e com comando original flex 026 BE.

    O carro é misto pista e rua.
    Com uma pegada boa d baixa talvez pela boa turbina k24-27.
    O q mudaria na mudança do comando 026be pelo comando 279° A/ 268°
    Gosto do carro forte de baixa e uso corte d giro a 7.200rpm não gostaria d ter q aumentar o limite d corte.
    Muitos falam o comando 026be q eu uso é muito similar a esse comando 0277 q a SPA começou a fabricar….

    No mais é isso, gostaria d saber onde eu teria beneficio (Torque de baixa ou alta etc) trocando o atual comando q uso pelo comando 279° A/ 268°.

    E se eu optar pelo uso desse comando quais mudanças eu deveria fazer em meu cabeçote q ainda é original apesar de estar com os tuchos travados, tipo mudança d molas etc….

    Desde já agradeço a Atenção

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Ronaldo,

      Agradeço pela riqueza de informações, assim facilita a formulação da nossa resposta e conseguiremos te ajudar de uma maneira melhor.
      Pela informação que eu tenho, do comando 027-7 para o 026 BE a diferença é a posição da chaveta, ou seja na posição zero um fica mais adiantado que o outro no enquadramento, nada que uma polia regulável não desfaça!
      Quanto ao nosso comando assimétrico 279A/268E, você repara de cara que a graduação dele é maior que um original, agora a admissão levanta 11,5mm o que é 0,35mm maior que o seu e o escape levanta 10,45 que é menor que o seu. O que eu posso te adiantar é que seu pico de torque e potência vai pular para rotações mais altas (aumentar a graduação de um comando causa isso). Um comando com graduação maior pede uma preparação de cabeçote para que o que ele oferece seja totalmente aproveitado. Levando em conta que a graduação dele nao é tão maior que a de um original, alguma diferença você vai notar sim sem preparação de cabeçote. Lembrando que o grande diferencial deste comando é a Separaçao de Lobes alta (Lobe Center 114 graus) que ajuda o preenchimento de cilindro no caso dos motores turbo com alta pressão de escape, que é na maioria das vezes o caso. Só com esta característica você sentirá bastante diferença e eu arrisco dizer que a pegada virá mais cedo pois com o preenchimento mais limpo do cilindro a queima gerará mais força.
      Para o uso deste comando você nao precisa fazer nenhuma alteração no cabeçote, apenas tire o original e coloque o novo.
      Espero ter ajudado e para tirar dúvidas com mais rapidez ligue para o nosso departamento de vendas!
      Obrigado e continue participando do Blog!

      1. Ronaldo

        Paulo, obrigado pelo esclarecimento, acredito q irei colocar sim o comano da SPA citado na pergunta, eu ligando para a SPA consigo falar diretamente com vc, prq surgiu uma duvida tecnica, pois meu tucho estando ¨travado¨como falam popularmente, assim sendo, usando regulagem tipo mecanico, eu tenho q deixar folgas na regulagem d valvula na admissão e no escape, o q originalmente não aconteceria,sendo tucho hiraulico….
        Sendo assim precisaria saber quais seriam esses numeros ideais d regulagem das valvulas.
        Grato!

        1. Paulo Bruni

          Olá Ronaldo, me desculpe pela demora na resposta!
          Como estamos falando de preparação, existe algo que a empresa recomenda e existe o que o pessoal usa. No caso das folgas, o ideal seria fazer vários testes e ver com qual comportamento você prefere seu carro. Quanto mais folga, menos sua válvula vai levantar e menos duração terá seu comando. A folga não deve ser muito reduzida pois com a dilatação das peças talvez sua válvula não vede corretamente na sede, por segurança coloque folgas acima de 0,20 mm. Fique a vontade ligando na loja, os vendedores têm bastante prática e conhecimento técnico, caso tenham dúvida em algo irão repassar para alguém que responda suas dúvidas!.

          Obrigado.

  32. Washington

    ola, tenho um voyage quadrado, ele era turbo, o cabeçote é novo faz umas 3 semanas qe acabei de fazer ele, gostaria de saber qe comando me recomendaria, e oq mais precisa, tipo é só trocar o comando e já era ?

    1. Paulo Bruni

      Olá Washington,

      Não entendi muito bem a sua situação. Seu cabeçote é novo (original) ou você mandou preparar? Geralmente as preparadoras de cabeçote fazem o trabalho a partir de um comando que você mandou junto para usar, pois as preparações são específicas para o comando. Outra dúvida, seu voyage era turbo? Agora ele está aspirado então?
      Me passe mais detalhes para que eu consiga te dar melhores dicas.

      Fico no aguardo.

  33. Fabio

    Boa noite eu gostari de saber … Tenhi uma parati89 alcool.. Ela esta com comando 276 e um carburador 2e mecanico… Entao eu gostaria de saber se eu colocar um comando 296 fica bom e vo precisar fazer mais o que?? Ou so coloca e regular??? Obrigado pela atencao

    1. Paulo Bruni

      Olá Fábio,

      Posso te falar com toda certeza precisará de regulagem. O comando aumenta 20 graus de duração é muito mais ar entrando no cilindro, caso seu cabeçote não restrinja o fluxo, vai faltar combustível com certeza. Outra observação que está no texto acima, o 296 necessita de retrabalho na parede do alojamento do tucho, caso contrário o comando bate no cabeçote. Uma terceira observação, nós não comercializamos mais o comando 296.

      Espero ter ajudado!

  34. Ronaldo

    Onde adquiro a mola com maior carga indicada para o Comando de Válvula SPA 279/268 Hidraulico….

    Grato

    1. Paulo Bruni

      Olá Ronaldo,

      Nosso comando SPA 279/268 Hidráulico pode ser usado com mola original sem problemas!

      Continue visitando nosso Blog!

  35. Naldão faria

    Boa noite,gostaria que se possível,vocês da SPA me tirassem uma duvida,tenho um gol bola ,motor com vira 1.8 e pistões 2.0 álcool originais,ficaram destaxados,com um kitturbo,cabeçote hidráulico 2.0 do Santana com 4 bicos no cabeçote acionados por um HIS,e coletor normal com tbi com bico de blazer álcool,existe umm comando que eu posso colocar para rodar asprirado,e tirar o kit,mas que fique forte suficiente em torno de uns 150 cavalos?

    1. Paulo Bruni

      Olá Naldo,

      Para tirar potência de motores aspirados você precisa principalmente de TAXA. Se o seu motor está destaxado, você continua com o kit turbo ou terá que fazer alguma modificação no conjunto para taxá-lo. Para tirar somente 150 cavalos num aspirado você não precisará de muita coisa, facilita também aumentar o volume do motor. Estamos trabalhando em alguns comandos para esta situação, mas ainda não temos para venda. O melhor que podemos oferecer é o nosso 027-7 forjado.

      Continue frequentando o Blog!

  36. Andre Luiz

    Bom dia.
    Tenho um Golf Gti com comando original 048 tucho hidráulico gostaria de saber qual o comando de vocês poderia colocar se ter que fazer qualquer modificação, ou seja, troca de molas, usinagem e etc matendo o mesmo original.
    Se não tiverem se o 027.7 já me renderia alguma coisa em termos de ganho de torque e em que faixa de rotação ele ficaria mais “esperto” baixa ou alta.
    Desde já agradeço.
    André Luiz.

  37. Paulo Bruni

    Olá André,

    Pelo que entendi vai andar aspirado, só quer trocar o comando certo? Pelas informações que eu consegui deste comando, ele tem pouco mais duração no escape que admissão e levante 10,9 mm, e cruzamento é bem possível que seja 110 graus (caso ele siga os padrões VW). A partir destes dados você terá sim ganhos com o SPA 027-7 forjado, tanto no levante quanto na graduação. É bom lembrar que o aumento da graduação leva o seu gráfico de potência e torque para rotações mais altas, mas com certeza sentirá uma mudança na baixa em razão do maior levante ainda que utilize o tucho hidráulico.
    Espero ter ajudado!

    1. André Luiz

      Em um primeiro momento andarei sim aspirado mais gostaria de saber também se este comando serve para ser utilizado com turbo, pois já tenho o kit turbo completo só preciso tirar do meu outro carro que vendi e colocar no Golf, só estou sem tempo para fazer as devidas adaptações.
      Em caso negativo qual comando poderia utilizar tanto aspirado e turbo, pois não gostaria de fazer muitas modificações no cabeçote vou apenas usinar os dutos de ar e nada mais, vou andar com pouca pressão.
      Grato.

      1. Paulo Bruni

        Olá André,
        Por ser a cópia de um original (027-7) e Lobe Center médio (110 graus) não existe problema algum em usar tanto turbo como aspirado. Na verdade eu arrisco dizer que o 027-7 é o comando de AP, original da VW mais usado no ramo da preparação, tanto aspirado como turbo. Pelo que posso perceber, seu projeto não possui nada fora dos padrões, então um comando original fará o seu papel muito bem, você ficará muito satisfeito.
        Espero ter ajudado!

  38. Gustavo

    Ola tenho um Palio ano 98 1.0, tenho muito interesse em trocar o meu comando por outro um pouco melhor, mas ao mesmo tempo não quero um que exija uma quantidade muito grande de combustível e nem mesmo que de problema no desempenho dentro da cidade. Obs: vou colocar também um chip de performance, um filtro esportivo e um escape esportivo, gostaria de saber qual a medida do comando que posso colocar, ou se eu posso colocar um comando do palio 1.6 ou 1.5 que ira funcionar do mesmo jeito? O motor do meu palio é 1.0 Fiasa.

    1. Paulo Bruni

      Olá Gustavo,

      Agradeço o seu interesse, mas a SPA Turbo, no momento, só trabalha com comandos para motor VW AP.
      Não tenho conhecimento de como está o mercado para comandos de motor Fiasa.
      Quanto ao comando de outras motorizações, visite uma retífica e pergunte se eles têm o comando que procura e compare com o seu, caso esteja desmontado, para conferir medidas como mancal, posição das válvulas e etc…Me parece que o comando do 1.5 tem grandes chances de servir no seu 1.0.
      Continue visitando o Blog!

  39. Rogerio

    tenho um chevette com motor AP 1.8, cabeçote 2,0, carburador 3e GM, escape dimensionado 4×1, gostaria de saber, se este comando SPA 289 vai se encaixar bem nesta configuração do meu motor,quero usar este brinquedo em rachões.
    Desde já agradeço..

    1. Paulo Bruni

      Olá Rogério,

      Agradecemos a sua pergunta! A partir da minha análise pela motorização que você me passou, acredito que este comando seja muito grande, tanto pelo seu bloco 1.8 quanto pela sua carburação.
      É bem provável que seu carburador não consiga alimentar a quantidade de ar que o comando consegue liberar, o que vai exigir um retrabalho legal no carburador. Ou seja, você não conseguirá usá-lo original mas com um bom retrabalho é possível. A minha dúvida ainda fica pelo volume do bloco, acredito que você conseguiria um comportamento melhor usando este comando com um motor de maior volume. A parte de acerto do projeto que você tem talvez fique mais fácil se você conseguir um comando por volta de 272 ou 270, que no momento não temos.
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigado.

  40. Vinícius

    Boa noite!
    Um tempo atraz, comprei um comando de vocês, o 288A, porem até hoje eu não tinha utilizado o mesmo, e acabei perdendo aquela cartilha de informações, será que teria como passar? Pois não sei se precisarei trocar as molas do cabeçote 2.0 mecanico para usa-lo.
    O carro é uma Saveiro Summer 1.8Mi, comprei um cabeçote 2.0 mecanico, coletor 4×1, velas grau 8, e pretendo começar com uns 15º-16º de ponto, a parte de bicos, alimentação vou definir na hora do acerto, o que acha da configuração?

    1. Paulo Bruni

      Olá Vinícius,

      A ficha foi enviada para o seu email!
      Quanto ao projeto, este comando 288A antigo tem levante bem menor que nosso atual 289, então ele pode se enquadrar melhor no seu projeto de bloco 1.8 apesar de eu ainda achar esta graduação um pouco grande para o volume de motor que você tem. Mas você está trabalhando com injeção eletrônica então seu acerto será mais simples. O ponto sempre é crítico, vá com cuidado principalmente por estar usando um comando diferente e com Separação de Lobe baixa, que implica em um grande cruzamento.
      Espero ter ajudado!

      1. Vinícius

        Sobre o volumo do motor, penso assim também, porem tenho um joguinho de pistoes 1.9 83mm cabeça reta aqui, seria pra segunda fase do projeto, acho que ja melhoraria né??
        Ja chegou aqui no e-mail.
        Agradeço muito pela atenção
        Abraços

        1. Vinícius

          Fui imprimir a imagem aqui, porem, deu falha e não consigo nem visualizar mais, o que houve será?
          Obrigado

        2. Paulo Bruni

          Olá Vinícius! Opa, “milinove” muda um pouco a história e faz com que o motor fique mais proporcional ao comando. A resposta será bem melhor ao 1.9 do que para o 1.8. Sobre a imagem, tente abrir o email em outro computador…. deve dar certo.
          Continue visitando o Blog!

  41. Fabio

    Olá,

    Gostaria de saber qual a folga usada nas valvulas de admissão e escape para um comando 288X288 aspirado da SPA. Montei um em meu voyage 1.8 usando como base as medidas de folga mencionadas no manual do carro. Para este comando as medidas de folga são diferentes do comando original do carro ?

    1. Paulo Bruni

      Olá Fabio,

      Primeiramente gostaria de lembrar que estes comandos não são mais comercializados pela SPA a algum tempo.
      De acordo com os arquivos que temos, a folga recomendada é de 0,48mm, e qualquer folga menor que essa fará com que o comando tenha maior duração do que o divulgado.
      Todos os fabricantes de comando devem informar a folga de instalação, nunca assuma a folga original para uma peça de performance pois isso pode trazer desgaste excessivo das peças. Caso este comando seja realmente da SPA Turbo, ele possui uma ficha com os dados técnicos do comando inclusive folga de instalação.
      Espero ter ajudado!

  42. jameson

    amigo tenho um gol 2007 1.6 ap power que fica caindo rotação constantemente. blz ate ai tudo bem só que agora ele travou o comando o carro não liga o mecânico me falou que teria que desmontar e olhar o por q o comando travou. antes de isso acontecer o carro ascendeu luz de óleo ai desliguei o carro e liguei de novo e nada a luz de óleo continuava acesa, ai coloquei o mesmo na garagem uns 500 metros quando fez um barulho e desligou não ligando mas e quando sola o carro a correia não roda seria alguma válvula empenada já que o comando do motor travou….. em relação ao que vc falou esse meu gol ficava trabalhando as vezes em baixa rotação 700 a 800 rpm e as vezes morrer, já troquei sensor de borboleta e mesmo assim continua foi olhado o atuador de marcha lenta (sensor de passo)e tava normal, isso sempre acontecia com o motor frio, e sempre sumia agua do reservatório de agua, devido a essa agua abaixar foi trocado abraçadeiras de pressão bomba de agua e carcaça. isso pode ter prejudicado o sistema de comando do carro por isso houve o travamento do mesmo…. um bom trabalho pra vc… excelente blog jameson.s.f@hotmail.com

    1. Paulo Bruni

      Olá Jameson,
      Acredito que eu não tenho boas notícias. No momento que a luz de óleo acende no painel, isso diz que o motor está rodando sem a pressão mínima de óleo necessária e ele deve ser desligado imediatamente para evitar maiores danos, e como você continuou acelerando o carro as peças funcionaram sem lubrificação. Na linguagem popular, é bem provável que você tenha “fundido” o motor já que ele não vira mais. O ideal é deixar nas mãos de um mecânico de confiança para que ele desmonte o motor, faça as medidas de conferência e mande para a retífica o que for necessário.
      Me desculpe por ser o responsável em te dar esta notícia!

  43. Wellington

    Olá, tenho um santana 94, 2.0 alcool com taxa de 14:1, cabeçote tucho mecanico e comando 49G, usava carburador 3E eletronico, o qual ninguem queria regular, de tanto problema, coloquei a injeção do santana MI 4 bicos, apesar de ter tucho mecanico, o sensor de detonação nao confunde os tuchos com batida de pino. Gostaria de uma indicação de um comando que melhorasse meu motor, mas sem comprometer a marcha lenta e que eu possa continuar usando a injeção original. Obrigado.

    1. Paulo Bruni

      Olá Wellington,
      Comparando as características do 049G com o 027-7, que seria uma boa opção pra você que quer manter o módulo original, podemos observar que apesar do 049G possuir uma graduação total maior, a rampa do 027-7 é mais encorpada além das válvulas abrirem 0,8mm a mais (no caso da admissão). Outra característica que favorece o seu projeto (motor aspirado) é o cruzamento de válvulas que é maior no 027-7.
      Separe uma atenção especial na regulagem do motor na troca do comando, pois sua taxa é alta e qualquer erro pode gerar quebra imediata. A SPA Turbo vende o comando de mesma geometria que 027-7 original porém forjado, e em alguns meses teremos outras opções.
      É importante frisar que estou recomendando o que temos na nossa linha de produtos, e a substituição não seria sem modificações pois o comando 027-7 é para tucho hidráulico e o 049G é tucho mecânico.
      Espero ter ajudado!

  44. Mathias

    Oi, eu sou da Argentina e adquiriu um comando 296T, meu motor é 1.8, tem a Cabeçote Fluxo Cruzado de Golf 2.0, turbo Holset Hx35, e queria saber o que o trabalho deve ser realizado no Cabeçote, além retrabalho na parede do alojamento do tucho, e substituir molas e tuchos, para operar de acordo com o resto de motor.
    Desculpe se você não entender muito, saudações!

    1. Paulo Bruni

      Olá Mathias,
      Obrigado pela pergunta e ficamos agradecidos de conhecer os clientes de outros países!
      As alterações são basicamente estas mesmo, retrabalho na parede do alojamento do tucho, substituição das molas e tucho se for o caso. Nesta mesma página, no topo, está uma matéria com os principais cuidados que devem ser tomados para a instalação de comandos de performance. Checando com cuidado todos os itens você não terá nenhum problema!
      Agradeço novamente em nome da SPA Turbo!

  45. rodrigo

    Bom dia, estou começando a modificar algumas coisas originais do meu carro, um ford Verona 91, motor AP 1.8 glx..Ja coloquei um escape mais aberto, um filtro de ar esportivo, ja rebaixei a tampa do cabeçote tambem e gostaria de alterar o comando de valvulas dele para aumentar um pouco mais sua potencia, é um carro carburado( 2E brosol), qual comando posso colocar? isso é viavel nesse carro? o que teria que alterar para que desse certo?Obrigado

  46. Junior Martins

    Bom dia, tenho um Polo Classic 99 1.8 Mi, o comando original dele é um 026.18 com tuchos hidraulicos, gostaria de saber se posso apenas colocar um 027.7 ou um 026be sendo que o 027.7 não encontro mais, sem ter que fazer modificações no cabeçote, queria uma coisa pratica, ou seja, tirar um e colocar outro pra ganhar apenas mais uns CVs. O que você sugere ? Não pretendo abrir o motor nem turbinar. Lembrando que em SP Capital, tenho que fazer Controlar todo ano. Obrigado

  47. Carlos Justi

    Olá, tenho um gol 1.6 mi injetado e aspirado, queria saber com vc se a troca do meu comando original por um 0277 em um cabeçote standart poderia acarretar em um possível embaralhamento da lenta?
    Quero somente aumentar alguns cavalos nada muito agressivo para uma tocada um pouco mais esportiva mesmo!

    Quais as características que o motor irá adquirir com o comando 0277 e será necessário efetuar a troca de outros componentes? Obrigado!

  48. Edson Surdi

    Olá,
    Meu nome é Edson e possuo um Gol 1.6Mi, atualmente está com a mecânica original com comando 037.1 (Gol GTi), filtro e escape livre. Estou cogitando a hipótese de colocar um comando 276, vou numerar minhas duvidas;

    1° – Moro no interior e não disponibilizo remapeamento, consigo recalibrar meu motor usando apenas uma dosadora de combs. com regulagem de pressão?

    2° – Qual a faixa útil deste comando em torque e potencial final.

    3° – Este comando pode ser montado em cabeçote com tuchos hidráulicos sem nenhuma adaptação no mesmo ou seria necessário retirar o cabeçote para algumas mudanças.

    4° – Como fica a marcha lenta com este comando.

    Obrigado e aguardo seu retorno.

  49. Henrique Madeira

    Ola, comprei um comando 288A SN759 da spa turbo e pretendo usar em motor turbo com cabeçote mecanico, posso usar? É recomendado? Teria muita diferença em comportamento do comando pra turbo? Qual o minimo de alterações que devo fazer? Não queria tirar o cabeçote nem retificar nada se possivel, é carro pra finais de semana se ouver um desgaste pouco maior não tem problema.

  50. Márcio Carneiro

    Bom dia amigos, tenho um gol 1.8 93 a gasolina, entendo quase nada de mecanica e queria deixar meu carro com um barulho bonito, embaralhando um pouco, não preciso de alto desempenho. O que fazer? Qual comando? o q fazer com carburador?
    Agradeço antecipadamente.

  51. William

    Ola…estou montando um ap turbo 8 v 2.0 turbo forjado com holset , 8 bicos..carro de 500 cavalos..recentemente comprei um cabeçote preparado nivel tres…Pedi que o camando fosse um 290, porem a preparadora do cabeçote estalou o comando 299t da spa..Gostaria de sabe se posso ficar tranquilo qto a durabilidade desse comando, tirando as hipoteses de estalaçao errada, e se vou ganhar potencia na troca desses comandos partindo da experiencia dos engenherios da spa. Obrigado

  52. Darlan Araujo

    Boa noite! Ja olhei um kit turbo no site, porem tenho duvidas sobre ser pulsativa ou monofluxo, quero um carro com pegada e final equilibrados, ja me recomendaram uma .50, mas qual caixa quente seria viavel? Vou fazer o alargamento de dutos porem deixarei o comando original. Resumindo minhas duvidas: Qual configuraçao do coletor, tamanho da turbina para equilibrio em arrancada e final e Poderei utilizar uma polia regulavel com o comando original?…

    1. Darlan Araujo

      lembrando para um ap 1.8 alcool, e tambem, acredito ser conveniente, trocar os calços do motor?

  53. Darlan Araujo

    Lembrando para um ap 1.8 alcool

  54. Marcus

    Será que alguém pode me ajudar???? sou marinherão de primeira viagem e comecei a montar uma motorzinho 2.0 ap aspirado, escuto um monte de gente falando um monte de coisas, mais cada um que fala algo pra min tenta leva alguma vantagem pelo fato de eu ser leigo…. bom vamos lá;;

    Um conhecido de uma oficina um dia escutando que eu estava a procura de um comando288 me ofereceu por um valor que acreditei ser bom um comando 296 T – NS 237 o comando esta muito novo ae resolvi comprar pois o ex dono me garantiu ser um comando misto ” Turbo x Aspirado”… agora todo mundo ta falando que comprei errado mesmo pois esta comando que comprei seria primeiramente exclusivo para um carro TURBO e Injetado????????… :( Gostaria que alguém possa esclarecer essa duvida…

  55. Hurigui

    Oi amigo tenho um santana 2.0 ano 97 tucho hidraulico e gostaria de coloca um comando mais brabo nele e um amigo meu tem um 288A que vi escrito nele .No caso trocaria os tuchos colocando tuchos mecanicos e observando se nao iria pega no cabeçote e um coletor 4×1 e uma polia regulavel so que é injeçao Mi a propria injeçao se autyo ajustaria ou nao ficaria bom? obrigado

  56. Vitor Luiz Sermin

    Ola. Tenho um Escort 1.8 ap tucho hidráulico o carro ja esta com o escapamento 4×1 filtro de ar esportivo da SPA com intak montado na folego. Quero colocar um comando melhor qual indicaria e se uma polia regulável tambemseria bom? Obrigado a aatenção.

  57. pablo

    Boa noite!

    tenho um astra turbo 2006 e gostaria de saber se vcs estão tendo este comando para cabeçote com tucho hidráulico? e se necessita de fazer alguma outra adaptação no cabeçote?

  58. marllon

    tenho um golf 1.6, fiz o motor e o mecanico reabriu o bloco e colo cou pistos 50 senti quase nada de diferença uso o carro sem filtro de ar a 2 anos e sempre coloco mistura de alcool e gasolina sinto ele melhorar nais saidas, emu carro em marcha lenta fica ocilando ainda mais quando liga o ac …. queria saber se meu carro melhoraria se colocasse um comando u desse uma minima tacha no cabeçote uso carro no dia dia nao queria so para uma melhoria em relaçao aos 1.6 e 111 ate pq o golf e mais pesado

  59. cristiano

    ola tenho tenho um gol g4 2006 queria saber se consigo colocar um comando de valvula do santana 2.0 no gol1.6

  60. jean

    opa… tenho uma saveiro AP 1.6. o cabeçote foi rebaixado 0,8mm, coloquei o comando g49, os dutos de sucçao e de escape do cabeçote foram alargados 0,8mm(polidos). os pistoes permanecem de 1.6 original. o carburador é original duplo! alguem sabe me dizer quanto ganhei em potencia ( cavalos) com essas mudanças? porq na minha cidade, as retificas n tem “Dinanometro”. p medir a potencia. valew abraço!

  61. jean

    o ano é 95

  62. leonardo

    quero saber qual a largura interna do alojamento do tucho do cabeçote ap gol gti 94 pois troquei os tuchos e ainda batem o tucho tem que ter 35mm de largura o alojamento tem que ter quanto? 1mm de folga pra trabalhar com 0.50mm no diametro do tucho pois acho que esta com uma folga grande depois que troquei meu cabeçote pois o mesmo perdeu a rosca da vela e nem com capa de tucho iria ficar bom ai peguei um outro mas mesmo assim meu motor não tem a mesma pegada pois o meu motor é turbo com 1kg de pressão e com o outro cabeçote o carro girava mais o comando é o mesmo original mas sera que as valvulas são menores o cabeçote veio de um santana MI.

  63. Jean Meireles

    ola, a retifica colocou um comando g49 no meu cabeçote, q é um AP 1.6 (carro carburado)
    so q o cabeçote é tucho hidraulico, o cara da retifica disse q roel as bordas pra poder por o g49, mas to com medo de montar o motor e dar pal. tem algum problema, ja q o comando g49 é pra carro tucho mecanico…???

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Jean,

      Isso não é o mais correto a se fazer, já que o perfil do came do 49g foi desenvolvido para tucho mecânico e os comandos Tucho hidráulico têm um perfil diferenciado em razão do amortecimento da câmara de óleo. O comportamento do seu carro vai mudar, bem provável que para pior. O ideal seria checar as adaptações que foram feitas para concluir se não vão influenciar negativamente no funcionamento do motor.

      Cuidado com as adaptações!
      Obrigado.

  64. josenir

    tenho 1 fio rino ano 89 pick up a alcool troquei as valvula e a junta do cabesote qual as folga da valvula proque ela ficou lenta so da 80 k nao sei mai o qe faze a e ta bebendo muito

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Josenir,

      Sempre leve seu carro em um mecânico de confiança, com experiência e conhecimento. Isso é muito importante para a saúde do seu carro!

  65. marcelo

    Olá tenho um uno 1.0 ano 2000 tem a possibilidade de eu colocar esse comando spa nele sem preparar a parte de baixo.
    Ou eu estar colocando um comando um pouco mais bravo qual seria a medida correta em meu caso?
    Obrigado pela atenção.

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Marcelo,

      Só temos comando para motor VW AP no momento.
      SPA Turbo agradece!

  66. Anderson Costa

    Prezados bom dia! tenho uma duvida em relação a comando, gostaria de saber oque muda de um comando para turbo em relação a um comando para aspirado de mesma graduação? Gostaria de saber tambem se posso ultilizar um comando para turbo em um motor sem turbo instalado, qual seria o trabalho motor teria algum ganhode potencia ou seria desvantajoso?
    Grato pela atenção!

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Anderson,

      A característica que indica se o comando é Turbo ou Aspirado chama “Lobe Center”, que é a distância em graus do virabrequim entre o maior levante do escape e o maior levante da admissão. Esta distância quando é pequena (menor que 110), faz com que a válvula de admissão e a do escape fiquem abertas juntas por bastante tempo facilitando a limpeza do cilindro no caso do motor aspirado. Quando esta distância é grande (maior que 110 graus), as válvulas ficam pouco tempo abertas ao mesmo tempo.
      No motor turbo existe pressão no coletor de admissão e também no coletor de escape em razão da restrição que o turbo faz para a saída dos gases e na maioria dos casos a pressão do escape é maior que a da admissão, portanto se as válvulas ficarem abertas juntas por muito tempo a tendência será do gás de escape entrar no cilindro e não da admissão. Por este motivo os comandos com “Lobe Center” alto (cruzamento menor) são recomendados para motores turbo.
      Isso serve para motores com um único comando, pois motores com duplo comando de válvula controlam separadamente admissão e escape. Para mudar o Lobe Center neste caso você precisa de uma polia regulável para cada comando, podendo mudar esta característica com simples regulagem.

      Espero que tenha conseguido passar a informação de forma clara! Estamos à disposição!

  67. arthur ferreira

    ola tenho um gol 86 1.6 ap a alcool. estou com um comando 288 e escape dimensionado para estalar,mais gostaria de saber se com o carburador mini progressivo da certo ou tenho que trocar por outro e qual.obrigado

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Arthur,

      O importante neste caso é medir a mistura Ar/Combustível. Dependendo das rotações que queira atingir é possível que você precise alimentar melhor o seu motor. A preparação do carburador com certeza será necessária, e o preparador conseguirá avaliar se o mini alimentará corretamente ou se você irá precisar de outro carburador.

      SPA Turbo agradece!

  68. eduardo oliveira

    olá eu tenho uma saveiro surf 2008 e tenho um comando 288 para instalar preciso fazer alguma modificação no motor para instalar esse comando. já tentei colocar mais ele levanto o giro e não se mantem será que terei que mexer nos bicos ou tem alguma coisa com o tuchos hidráulicos? o mecanico que fez o meu motor disse que colocou válvulas de audi que eram maiores que as originais. dutos retrabalhados.

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Eduardo,

      Assumo que esteja falando dos nossos antigos 288, tínhamos o turbo e o aspirado sendo que ambos eram para tucho mecânico. Caso esteja usando em tucho hidráulico, não é a aplicação correta então em razão da duração e levante provavelmente seu tucho esteja descarregando em altas rotações fazendo com que a válvula levante menos do que deveria, isso reduz a rotação do motor.
      Cheque com cuidado as características das peças antes de montar nos carros. Caso tenha outra dúvida e possa passar mais detalhes, estamos à disposição.
      Obrigado.

  69. elias

    coloquei um 276 no ap e tenho duvidas sobre quantos graus puxa na polia ?

    1. Paulo Bruni

      Bom dia Elias,

      Poderia explicar melhor a sua pergunta? 276 turbo ou aspirado? Está com a polia do comando original VW?
      Estamos no aguardo!

  70. elias

    ASPRO E A PPOLIA É REGULAVEL PUXO QUANTOS GRAUS ?

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Elias,

      Caso esteja perguntando quanto deve deslocar a polia regulável do ponto original, isso você encontra somente com testes no carro em dinamômetro. Cada motor se comporta de maneira diferente portanto o enquadramento é feito especificamente para cada motor montado. Não existe uma receita pronta para grau deslocado na polia, e este é o motivo dela ser regulável.

      “Não há nada tão diferente quanto dois motores iguais”

      Obrigado por participar!

  71. Leonardo

    Ola, estou preparando um ap 1.8 e estou com a intençao de abrir dutos e colocar valvulas 40×35, descarga4x1, carburado, e gostaria de saber qual comando me daria mais final,qual tuxo usar hidrulico ou pastilha, só q vou usar o carro no dia a dia :D e c tiver mais dikas e conselho agradeço des-de ja, Obrigado!

    1. Paulo Bruni

      Boa Tarde Leonardo,

      Turbo ou aspirado? Como a litragem não é muito grande, caso seja aspirado não é recomendado abrir dutos e válvulas ou então os gases vão perder muita velocidade e o motor fica com “dificuldade de respirar”. Caso seja um turbo ok porém a fase aspirada dele vai ficar bem fraca, e como você vai usar no transito do dia a dia acredito que não será um carro muito agradável de dirigir. Para uso do dia a dia o tucho hidráulico é mais recomendado, já que o carro tem um comportamento mais constante, sem patadas de aceleração e melhor consumo de combustível.
      Pelo escape 4×1 suponho que você esteja falando de aspirado… primeiro passo para aspirado é TAXA de compressão, calcule com cuidado e precisão o volume das câmaras de combustível, levando em conta espessura de junta, altura do pistão até o primeiro anel x folga pistão/cilindro, volume da câmara no pistão e o quanto a cabeça do pistão passa do bloco (para dentro, fora ou “flat”). Motor aspirado precisa de volume, então suba a litragem para 2.0 no mínimo e depois pense no comando, dutos e válvulas para alimentar a litragem.

      Obrigado pela participação e espero ter ajudado!

  72. Paulo Bruni

    Boa Tarde Leonardo,

    Turbo ou aspirado? Como a litragem não é muito grande, caso seja aspirado não é recomendado abrir dutos e válvulas ou então os gases vão perder muita velocidade e o motor fica com “dificuldade de respirar”. Caso seja um turbo ok porém a fase aspirada dele vai ficar bem fraca, e como você vai usar no transito do dia a dia acredito que não será um carro muito agradável de dirigir. Para uso do dia a dia o tucho hidráulico é mais recomendado, já que o carro tem um comportamento mais constante, sem patadas de aceleração e melhor consumo de combustível.
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    Obrigado pela participação e espero ter ajudado!

    1. Leonardo

      estou fasendo um gol 88, quero faser aspirado por emquanto mas quero faser um aspirado forte pra rua, estou com espectativa de xegar com um 130, 150 CV que me faça passar de 200Km/h
      eu ja tive um que éra assim só q peguei ele pronto e nao sei direito o q tinha nele e ja vendi, e bateu a saldade e resolvi pegar otro e estou passando por um processo de restauro, suspensao, freio e agora motor :D. Des de ja Agradeço as DICAS

  73. Emanuel

    Amigo tenho um gol AP 1.6 turbo com 1 Kg de pressão, utilizo o carro diariamente para trabalhar. Qual seria o comando recomendado ? Quanto ele aumentaria em média a potência do carro ?

  74. elias

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